13 OUT 2022
SESSÕES
Vereador alerta sobre a importância de munícipes responderem ao censo do IBGE
Com os números corretos, a cidade pode receber mais recursos estaduais e federais
O vereador Roque Levi Santos Tavares (PL), o Dr. Roque, utilizou a Tribuna durante a 33ª sessão ordinária deste ano, realizada na última terça-feira (11/10), para falar sobre a importância dos moradores de Itaquaquecetuba responderem ao Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o parlamentar, com os novos dados é que a cidade poderá receber mais verbas e conseguir bons investimentos no futuro.
“É importante que Itaquá tenha o número certo de habitantes, saia na frente dos outros municípios e consiga (receber) um maior repasse”, disse Dr. Roque. O assunto já foi tema em outras sessões, pois os vereadores alertam que Itaquá tem quase 500 mil habitantes, porém consta oficialmente que são 321 mil segundo o último Censo, que foi realizado em 2010. Por isso, o novo Censo precisaria ser respondido por todos para que a cidade tenha o número correto.
“Soubemos que alguns recenseadores (pessoas que coletam as informações nas casas) do IBGE não estão sendo atendidos pelos moradores. Alguns porque acham que tem a ver com as eleições. É preciso alertar que é importante responder. Por favor, atendam os recenseadores e respondam as perguntas. Peço também que os demais vereadores ajudem divulgando em suas redes sociais. É com os dados deste Censo que Itaquá poderá se desenvolver melhor”, ressaltou o parlamentar.

Segurança
No dia 29 de setembro, o IBGE realizou uma palestra na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba para falar sobre o Censo 2022. Na ocasião, os recenseadores falaram sobre as dificuldades que têm encontrado para preencherem os questionários. Para responder com segurança, o morador deve pedir o número de identificação de quem está fazendo as perguntas e conferir no site respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html.
VINCULADOS À PÁGINA:
Roque Levi Santos Tavares