08 DEZ 2022
CEI DA EDP
Oitiva com servidores da Prefeitura e Procon detalha supostas irregularidades da empresa
Vereadores da Comissão fizeram questionamentos aos servidores
Segundo as declarações, apagões ocorrem porque funcionários da EDP não sabem religar as lâmpadas ou porque moradores fazem 'gato' na rede elétrica
A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, que investiga possíveis irregularidades nos serviços prestados pela EDP São Paulo, realizou três oitivas no dia 7 de dezembro para tentar detalhar quais seriam as falhas que geram apagões nos bairros da cidade. Na ocasião foram ouvidos dois servidores que atuam na área de iluminação pública e o diretor do Procon do município. Os vereadores Dr. Roque (PL) e Mané Barranco (PP), presidente e membro da CEI, respectivamente, realizaram as perguntas no Plenário da Câmara.
O primeiro convocado foi o diretor do Departamento de Serviços Elétricos da Prefeitura, Oziel Bispo Silva. Ao ser questionado por que as ruas ficam escuras após a passagem de funcionários da EDP no local, ele explicou a sua versão. “Na maioria dos casos é erro de ligação. Eles instalam o ‘BTZero’ e em seguida fazem a religação de forma errada”. Oziel sugeriu que eles passassem por uma capacitação para aprender a mexer na iluminação pública de Itaquá.
A segunda oitiva foi com o diretor da Divisão de Serviços Elétricos da Prefeitura, Paulo Lima de Souza. Ele afirmou que os eletricistas da EDP não têm mesmo capacitação para mexer na iluminação pública e poderiam passar por uma capacitação. “Tivemos uma reunião com a concessionária e as coisas melhoraram depois disso, mas ainda temos problemas”, diz o diretor. Paulo lembra outro problema: os gatos. “Tem a questão dos gatos. Com o BTZero, se alguém liga um fio ali, a rede toda desliga. Infelizmente temos uma parcela da população que faz isso”.
Por último, o diretor do Procon, Heitor Lopes Bera, foi ouvido pelos vereadores. Ele discorreu sobre várias irregularidades que tem encontrado, como a falta de capacitação dos profissionais, a forma com que a EDP protesta seus clientes em cartório e a falta de comunicação e transparência de seus serviços. “Houveram denúncias de que os funcionários (que instalavam o BTZero na cidade) falavam abertamente nos locais que não tinham conhecimento técnico do que estavam fazendo”.
A CEI informou que no dia 8 de fevereiro de 2023 ocorrerá a oitiva de representantes da EDP São Paulo Distribuidora de Energia, às 13h30, no Plenário da Câmara.