09 FEV 2023
CEI DA EDP
EDP São Paulo responde questionamentos da Comissão
Foto Noticia Principal Grande
Vereadores apontaram problemas e pediram soluções aos representantes da concessionária
Empresa diz que fez alinhamento com a Prefeitura e agora os problemas de apagões devem diminuir na cidade
A Comissão Especial de Inquérito (CEI), instaurada pela Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, para investigar supostas irregularidades nos serviços prestados pela concessionária de energia elétrica EDP São Paulo, realizou ontem (08/02) uma reunião com representantes da empresa. O encontro serviu para esclarecer informações, apresentar possíveis soluções, cobrar um posicionamento e propor um melhor diálogo entre a empresa e os vereadores.
Um dos primeiros temas a serem debatidos foi a questão dos “apagões” envolvendo o equipamento chamado de “BTZero” nas ruas de Itaquá. O presidente da Comissão, vereador Dr. Roque (PL), explicou o que foi apurado até o momento e questionou o que a EDP pretende fazer a respeito. “Soubemos que muitos funcionários (da EDP ou de empresas terceirizadas) instalavam o BTZero e deixavam a rede desligada. Há informação de que alguns não tinham treinamento para mexer na rede elétrica”, pontuou o parlamentar.
O gestor Executivo da EDP, Benedito Roberto de Miranda, informou que a empresa está ciente do problema: “Temos consciência desse stress que ocorreu”. No entanto, ele diz que houve um alinhamento entre empresa e Prefeitura e os problemas estão diminuindo. “Os funcionários são treinados sim. É que está sujeito a acontecer alguns eventos, mas esse alinhamento que fizemos sanou as dúvidas e (a situação) foi ajustada”, respondeu.
Roberto respondeu outras perguntas dos vereadores, sobre postes de madeira, postes na frente de garagens, mau atendimento ao público, geradores de energia e o protesto de devedores. Sobre os protestos, ele afirmou que a legislação permite o que é realizado e que a empresa só protesta 2,5% dos clientes, que só vai a cartório após dois meses de atraso e que há vários informes que são enviados antes aos clientes para que eles possam fazer o pagamento. A Câmara de Itaquaquecetuba aprovou no ano passado um projeto de lei que proíbe a EDP de protestar os clientes em cartório, mas a empresa se ampara em uma legislação federal.
A relatora da Comissão, vereadora Simone do Posto (PL) aprovou a reunião e acredita que a empresa tem tudo para melhorar seus serviços a partir de agora no município. “A equipe da EDP que veio aqui foi bem solícita. Tivemos um bate papo interessante e diferente de outras gestões da EDP. Sinto que daqui pra frente vamos evoluir na iluminação pública”, ressaltou.
A reunião teve a participação ainda dos vereadores Mané Barranco (PL), membro da CEI; Luiz Coutinho (PSDB); Cowboy Edimar (MDB); Gilson Fidelis (PSC); Cantor Sidney Santos (PP); da advogada da EDP, Patrícia Samanez; do gestor operacional da EDP, Thiago Lemme; da analista de Poder Público da EDP, Ester Nascimento da Silva Moreno; e da equipe de assessoria de imprensa da EDP.