29 MAI 2023
SESSÕES
2065 visualizações
Câmara volta a pedir reposição de médicos para as Unidades de Saúde da Família (USFs)
Tema tem sido debatido com frequência nas sessões - Foto: Divulgação/CMI
Reclamação é de que quando o contrato de alguns médicos termina, o Governo Federal não preenche a vaga aberta por este profissional
Após receber respostas do Governo Federal, mas o problema persistir, o vereador Edson Moura (PL) protocolou, pela quarta vez em menos de um ano, um requerimento cobrando a reposição de médicos para as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Itaquaquecetuba. Segundo ele, profissionais têm seus contratos vencidos e o Ministério da Saúde não faz a reposição, deixando a população sem atendimento.
De acordo com Edson Moura, a falta de profissionais tem causado transtorno à população que acessa os serviços, principalmente nos bairros Parque Piratininga, Pequeno Coração, Jardim Nicea, Jardim Miray, Jardim Josely e Jardim América. “Eles responderam nosso último requerimento, explicaram algumas coisas, mas não resolveram o problema, por isso vamos insistir com a cobrança”, explica o parlamentar.
O tema já foi tratado em outras três sessões e todos os vereadores aprovam a medida, uma vez que a população tem ficado desassistida. Para se ter ideia dos problemas causados por essa falta de reposição, alguns munícipes eram atendidos em suas residências por médicos das USFs, mas tiveram as consultas interrompidas pela falta de profissionais e isso acarretou prejuízos na saúde destes pacientes
O requerimento foi lido e aprovado na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba durante a 16ª Sessão Ordinária deste ano, realizada na última terça-feira (23/05), e será encaminhado ao Ministério da Saúde
23/05/2023
16ª Sessão Ordinária de 2023