14 MAR 2024
SESSÕES
Câmara cria a medalha Tiradentes para policiais e guardas civis municipais
Honraria será a 11ª medalha do Poder Legislativo para homenagear profissionais de várias áreas
A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovou, em primeira discussão durante a 6ª sessão ordinária, realizada no dia 12 de março, um projeto de emenda à Lei Orgânica que cria a Medalha de Mérito Tiradentes, aos policiais civis, policiais militares e guardas civis municipais que tenham prestado relevantes serviços à população na área da segurança pública. O projeto passará por uma segunda votação na próxima sessão.
A nova honraria se junta a outras dez medalhas existentes na Câmara para homenagear diversos profissionais que se destacam em várias áreas de atuação, como o esporte (Medalha Ayrton Senna), a saúde (Medalha Osvaldo Cruz), o meio ambiente (Medalha Chico Mendes), entre outros.
A Medalha de Mérito "Tiradentes" será confeccionada em bronze, formato circular, trazendo a imagem do Alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), de perfil, devidamente apresentado como soldado, sobrepondo-se à estilizada paisagem natural e urbana de Ouro Preto, orlada, com os caracteres versais maiúsculos, na parte superior “Patrono das Polícias”, e na parte inferior “Tiradentes”, separadas por duas estrelas de oito pontas; e no reverso, o Brasão Municipal de Itaquaquecetuba, e uma orla com os dizeres maiúsculos Câmara Municipal na parte superior, e Itaquaquecetuba na parte inferior, separados por duas estrelas de oito pontas.

Confira quais são as outras medalhas da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba:

Medalha "Princesa Tecelã"
A pessoas que, representando o município, tenham se destacado em atividades culturais, educacionais, científicas ou artísticas.

Medalha de mérito "Herbert de Souza - Betinho"
A pessoas, grupos e entidades que tenham se destacado na área de ação social e mobilização popular.

Medalha "Zumbi dos Palmares"
A pessoas, grupos e entidades que tenham se destacado nos diversos setores da sociedade na luta pelo combate à prática do racismo e a favor da cultura afro-brasileira.

Medalha "Ayrton Senna"
A pessoas, equipes, clubes, empresas e qualquer entidade que tenham se destacado em nosso município em competições esportivas oficiais e de grande relevância e no desenvolvimento do esporte de Itaquaquecetuba.

Medalha de mérito "Empresa Cidadã"
A empresas que tenham se destacado em nosso município em atividades na área de ação social e educacional junto as comunidades do município.

Medalha de mérito "Chico Mendes"
A pessoas, empresas e entidades que se destacarem na preservação ambiental em projetos de recuperação de áreas verdes, mananciais, das águas e do ar no município de Itaquaquecetuba.

Medalha de Mérito "Osvaldo Cruz"
A pessoas, empresas e entidades que se destacarem na preservação à saúde em projetos de recuperação da população doente do município de Itaquaquecetuba.

Medalha de Mérito "Tim Lopes"
Aos profissionais que se destacarem no trabalho jornalístico em nosso município de Itaquaquecetuba.

Medalha de Mérito "São Francisco de Assis"
Às pessoas que tenham contribuído para o pleno exercício de cidadania e prestado relevantes serviços em defesa animal.

Medalha de Mérito "Duque de Caxias"
Aos agentes que tenham prestado relevantes serviços à população de Itaquaquecetuba no tocante à segurança pública.
12/03/2024
6ª Sessão Ordinária de 2024