17 JUN 2024
SESSÕES
Vereador sugere implantação de motocicletas para o SAMU
Objetivo é que a "motolância" chegue ao local da ocorrência mais rápido para prestar os primeiros socorros
O vereador Luiz Carlos de Paula Coutinho (Republicanos), o Luiz Coutinho, protocolou um requerimento solicitando a implantação de motocicletas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Itaquaquecetuba. A propositura foi debatida e aprovada durante a 19ª sessão ordinária, realizada no dia 11 de junho, na Câmara Municipal.
“A motolância é uma unidade móvel com a finalidade de chegar com antecedência ao local da ocorrência e prestar os primeiros socorros antes da chegada da ambulância. Existe um recurso do Governo Federal para isso e muitas cidades já têm as motolâncias, como São Paulo, São José dos Campos, Santos e São Caetano”, explicou o parlamentar.
Coutinho lembra que, infelizmente, o trânsito é muito grande em Itaquaquecetuba, e que as motocicletas poderiam agilizar o atendimento. “Na última sessão, o vereador Cesinha comentou de um caso de demora em atendimento que terminou, inclusive, com morte. A motolância seria uma forma de tentar agilizar esses atendimentos na cidade”, concluiu.
O requerimento será encaminhado ao Ministério da Saúde do Governo Federal, à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e à Secretaria de Saúde do Município de Itaquaquecetuba.
Vídeo Vinculado
11/06/2024