Dia 1º de outubro marca também o dia da promulgação do Estatuto do Idoso no Brasil
A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovou durante a 30ª Sessão Ordinária deste ano, realizada no dia 30 de setembro, uma moção de aplausos e congratulações, de autoria do vereador Luiz Coutinho (Republicanos), ao Dia Nacional dos Idosos. Integrantes do Centro de Convivência da Melhor Idade (Cemi) e do grupo Calebe estiveram presentes para receber a homenagem.
“Quero parabenizar os senhores e as senhoras que chegaram, com maestria, na melhor idade. Um dia carregaram uma criança, um jovem, educaram, destinaram tempo e atenção. Parabéns!”, disse o vereador, que lembrou que uma projeção estima que em breve o Brasil poderá ter 37% da sua população formada por idosos.
De acordo com a moção, todo dia 1º de outubro é celebrado o Dia Nacional do Idoso, e “essa data foi escolhida porque marca a promulgação do Estatuto do Idoso, que garante direitos fundamentais relacionados à saúde, ao transporte, à moradia, ao lazer, entre outros”.
O Cemi atende mais de 600 idosos diariamente com atividades diversas e nas igrejas Universal de Itaquaquecetuba existe o grupo Calebe, que além de trabalhar o lado espiritual dos idosos, também faz variadas atividades com o grupo. Idosos e profissionais que trabalham com a melhor idade em Itaquaquecetuba lotaram a arquibancada do plenário e depois foram convidados para um café da tarde.