22 OUT 2021
AUDIÊNCIAS
Prefeitura apresenta plano orçamentário para os próximos quatro anos
A Prefeitura de Itaquaquecetuba apresentou ontem (21/10), durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, o Plano Plurianual (PPA) referente ao período de 2022 a 2025. Além de explicar como será destinado os valores, os secretários Marcelo Barbosa (de Governo) e Mario Toyama (de Finanças) responderam perguntas do público. A audiência foi comandada pelo vereador Elias Rossi (PP), presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, junto dos membros vereador Diego Estilo Raro (Avante) e vereador Fábio do Açougue (PP).
De acordo com Marcelo Barbosa, a Prefeitura criou programas para atender as necessidades da população. “Pensamos em programas que consigam agregar nossa municipalidade. Nosso objetivo é justamente a garantia da dignidade dos moradores de Itaquaquecetuba, pensando no bem estar de cada um, mas principalmente com o compromisso do desenvolvimento (da cidade)”, explicou.
Após falar sobre os valores e metas para o período, os secretários responderam manifestações do público sobre diversos assuntos, como acessibilidade, combate a enchentes, construção de creches e escolas e melhorias nos bairros. O assessor especial de Gestão, Ricardo Marcos Nogueira, lembrou que o PPA pode e deve ser revisto todos os anos e o secretário Marcelo Barbosa sugeriu que a população consulte o plano e faça suas observações para que o trabalho da Prefeitura seja o mais democrático possível.
O PPA apresentado na Câmara dividiu a destinação dos valores em nove áreas de atuação, sendo elas: Saúde; Educação; Cultura, Esporte e Lazer; Assistência Social e Previdência; Infraestrutura; Desenvolvimento econômico e turismo; Programas administrativos; Segurança e Defesa Civil; e Programas Neutros (Contribuição a União, Serviços da Dívida e Reserva de Contingência). Cada área cuida de vários assuntos, como por exemplo: dentro de Assistência Social está o tema acessibilidade, ou ainda, dentro de Educação está prevista a construção de novas escolas.
Participaram da audiência os vereadores Mario Charutinho (PODE), Cowboy Edimar (MDB), Mané Barranco (PP), Ricardinho (MDB) e Professor Gilberto Tico (PP), além do secretário adjunto de Finanças e Contabilidade, Adalberto Aparecido de Souza, e o diretor de Departamento de Administração Financeira da Prefeitura, Yasuo Tayama.
21/10/2021
Audiência Pública do PPA 2022 - 2025