09 MAR 2022
SESSÕES
Vereadores repudiam fala de deputado sobre ucranianas
O vazamento de um áudio do deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, em que ele se refere de forma desrespeitosa e ofensiva às ucranianas e brasileiras, também repercutiu na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba. Ontem (8/3), durante a 6ª sessão ordinária deste ano, os vereadores aprovaram uma moção de repúdio pelos comentários do político, que foi desfiliado do partido em que estava, o Podemos, e deve enfrentar um pedido de cassação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
“O deputado não teve o mínimo de consideração com as mulheres refugiadas, que estavam ali procurando fugir da morte, de bombas, em plena fragilidade. Como que o cara vai lá, vê essa condição e fala aquilo. Respeito é bom e todo mundo gosta. Ele devia pensar nas mulheres que votaram nele”, disse o vereador Luiz Coutinho (PP).
A única vereadora da Câmara, Simone do Posto (PL) também se revoltou com o caso. “Estou numa Casa de Leis que tem 18 vereadores homens e só eu de mulher, e nunca, nenhum deles, me faltaram com respeito. É uma vergonha um deputado tratar a mulher como ele tratou. Ele falar sobre ‘mulher pobre’ foi o que mais doeu”, disse a parlamentar.
A moção ganhou ainda mais destaque ontem porque foi o Dia Internacional da Mulher e vários vereadores tomaram a palavra para criticar o deputado e parabenizar as conquistas das mulheres.
08/03/2022
6ª Sessão Ordinária de 2022