02 MAR 2023
SESSÕES
Vereadores cobram revisão do Estado sobre transporte escolar
Alunos estariam andando grandes distâncias por estrada perigosa nos bairros Jardim Maria Rosa e Parque Piratininga II
Os vereadores da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovaram anteontem (28/02), durante a 4ª sessão ordinária, um requerimento que cobra do Governo do Estado de São Paulo uma revisão sobre os estudos que garantem o direito de alunos utilizarem o transporte escolar gratuito. A medida surgiu após reclamações de pais e mães de alunos dos bairros Jardim Maria Rosa e Parque Piratininga II, que estariam indo a pé para chegar às escolas, enquanto o ônibus trafegava supostamente quase vazio.
De acordo com a propositura, no dia 26 de fevereiro, pais e mães se reuniram para tomar providências sobre o problema. Alguns alunos estariam andando entre 1,6 e 1,8 km por caminhos de terra e perigosos, e isso estaria desestimulando eles a frequentarem a escola. O Governo do Estado oferece o transporte gratuito para quem mora a partir de 2 km da escola.
A principal reclamação era de que o Estado não faz um estudo para saber da situação dos alunos e dos trajetos. O requerimento pede que a Secretaria Estadual de Educação faça um estudo no local e não via "Google Maps", pois na lei diz que o objetivo é garantir a segurança das crianças. “Muitas vezes o aluno anda quase 2 km e vê o ônibus do Estado passar vazio”, diz o vereador Edson Moura (PL), que assina a propositura junto do presidente da Casa, o vereador David Neto (PP). "Em outros casos, o Estado não verifica qual caminho o aluno utiliza, sendo que muitas vezes passa de 2 km".
O requerimento será enviado à Secretaria Estadual de Educação e os vereadores esperam que a pasta tenha a “sensibilidade de analisar estes casos, pois o objetivo é evitar que as crianças deixem de frequentar a escola”, ressaltou David Neto.
Vídeo Vinculado
28/02/2023