19 JUL 2023
CÂMARA
Jovens da Casa da Criança visitam a Câmara Municipal
Cerca de 20 jovens da Casa da Criança de Itaquaquecetuba visitaram ontem (18/07) a Câmara Municipal. Com o objetivo de conhecer um pouco sobre o trabalho do Poder Legislativo, o grupo foi orientado pelo guarda civil municipal (GCM) Alex e percorreu todos os ambientes da Casa de Leis. Ao final do passeio, eles utilizaram o Plenário como se fossem vereadores.
As crianças visitaram gabinetes e salas administrativas da Câmara e fizeram muitas perguntas aos servidores e assessores. Eles conheceram a galeria de ex-presidentes e as placas com as antigas legislaturas. No plenário, o GCM Alex explicou passo a passo o trabalho dos vereadores, tirou dúvidas dos jovens e realizou uma sessão simulada para eles aprenderem na prática o trabalho legislativo. Em determinado momento, as crianças utilizaram os microfones para se apresentarem e dizerem quais são seus sonhos para o futuro.
O passeio foi coordenador pelo assistente social William, a psicóloga Elizandra, a pedagoga Neia, as cuidadoras Fábia e Maria Luiza, as coordenadoras Divanete e Arlinda e ao superintendente Maildes. A visita foi apoiada pelo presidente da Câmara, vereador David Ribeiro da Silva (PP), o David Neto.
Abaixo, segue um texto oficial contando a história da entidade:

Casa da Criança
A ideia de construir uma casa onde crianças carentes ou abandonadas pudessem encontrar um lar, mesmo que substituto, nasceu de um sonho de uma grande mulher: Zenaide de Souza Lima. Em 1949, D. Zenaide, reuniu parentes e amigos do município de São Paulo e de Itaquaquecetuba e iniciou a organização de uma pequena creche, passando assim a cuidar das crianças que precisavam de ajuda, abrigando meninas na faixa etária de 03 a 08 anos. No ano seguinte, foi fundada a Associação Casa da Criança, um internato só para meninas.
A Casa da Criança tornou-se uma casa de acolhimento (abrigo) para crianças e adolescentes em Medida de Proteção Judicial em 1950. Desde então é uma Instituição Civil, sem fins lucrativos, que oferece a crianças e adolescentes um lar em regime temporário, substituto, com assistência aos cuidados básicos alimentar, de higiene e saúde, educacional, recreativa, cultural, esportiva e profissionalizante.
 São mais de 70 anos atuando no desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de risco com o programa especial de atendimento de acolhimento institucional. Além disso, realiza-se o atendimento dos familiares para promover a reintegração dos vínculos familiares e acompanhamento das famílias após reintegração ou adoção.
 Em 2020 o trabalho foi ampliado, com a integralização de mais um polo para o acolhimento de mais 20 crianças e/ou adolescentes do município. Sendo assim, hoje em dia abrigamos 40 crianças e nosso maior desafio é proporcionar a inviolabilidade dos direitos e da felicidade de nossos assistidos, garantindo a cada um a construção de seus projetos de vida.

Site oficial
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024