19 MAR 2024
SESSÕES
Projeto institui soltura de pipas como esporte no município
Propositura é de autoria da vereadora Simone do Posto - Foto: Divulgação/CMI
Praticantes serão chamados "pipeiros" e só poderão soltar pipas num "pipódromo" com linha sem cerol
Um projeto de lei de autoria da vereadora Simone Patrícia Soares (PL), a Simone do Posto, pretende instituir a prática de soltura de pipas como esporte. A medida foi apresentada durante a 6ª sessão ordinária de 2024, realizada no dia 12 de março na Câmara Municipal, mas ainda não foi colocado para votação.
A vereadora utilizou a tribuna para falar sobre o assunto e mostrar uma reportagem sobre projetos parecidos aprovados em outras cidades. “Quem aqui nunca empinou uma pipa? Agora as pessoas estão criando leis para criar ambientes propícios, lugares adequados para empinar pipas, o pipódromo. Já pensou que legal ter um lugar assim aqui em Itaquá?”, ressaltou.
De acordo com o projeto, que já foi protocolado, os praticantes serão denominados “pipeiros” e a soltura só poderá ser feita em "pipódromos" ou locais autorizados pela Prefeitura. A linha utilizada só poderá ser feita de algodão, em cor visível, sem cerol.
“O presente projeto de lei pretende legalizar essa prática e incentivar a soltura de pipas da forma correta e segura, levando-se em consideração que existe uma cultura no país inteiro que sempre nas férias, crianças e adultos, aderem a essa prática que é uma paixão nacional”, informa a propositura, que deverá ser colocada em votação nas próximas sessões.
12/03/2024
6ª Sessão Ordinária de 2024