O vereador Cesar Diniz de Souza (PL), o Cesinha da Associação, protocolou um
requerimento solicitando ao governador do Estado de São Paulo, Tarcisio Gomes de Freitas (Republicanos), estudos para a implantação de um Instituto de Criminalística (IC) e do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), bem como o aumento de viaturas da Polícia Militar (PM) e seu efetivo em Itaquaquecetuba.
Cesinha usou a tribuna durante a
18ª sessão ordinária, realizada ontem (04/06) na Câmara, para contar um caso em que um cadáver ficou mais de sete horas no chão, sob o sol, enquanto a perícia do IC não chegava. “Foi um erro que deixou a família da vítima muito triste”, ressaltou o parlamentar.
Para o vereador, Itaquaquecetuba é uma cidade grande e seria importante ter um IC. “(Hoje) temos que usar o IC de Mogi. Nossa região do Alto Tietê comporta dois institutos. São muitas ocorrências”, explicou. “Espero que o nosso governador olhe com carinho este pedido, pois precisamos cuidar da nossa cidade e este é um tema muito importante”, disse Cesinha, que também falou da falta de policiais e viaturas da PM em Itaquá.
Os vereadores Manoel Missias da Silva (PSD), o Mané Barranco, e Gilberto Aparecido do Nascimento (PL), o Professor Gilberto Tico, também falaram de problemas parecidos com o que foi exposto por Cesinha. O presidente da Câmara, vereador David Ribeiro da Silva (PL), o David Neto, lembrou que em 2014 aconteceu o mesmo com um conhecido dele – o falecimento e a demora para chegar os peritos do IC. “Só nessa Casa de Leis temos uns três casos assim, imagina outros que não são falados”, concluiu.
O requerimento foi aprovado por todos os vereadores que estavam presentes e será encaminhado ao governador.