A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovou, durante a
1ª sessão extraordinária de 2024, realizada no dia 20 de junho, uma
moção de pesar pelo falecimento do Padre Giovanni Cosimati.
Pároco emérito da Paróquia Santos Apóstolos, em Itaquaquecetuba, Giovanni Cosimati nasceu na cidade Cese de Avezzano, na Itália, em 10 de novembro de 1935. Foi ordenado sacerdote em 24 de junho de 1962 na Diocese de Marsi (IT), atual na Diocese de Avezzano.
Em 1976, o Padre Giovanni Cosimati decidiu tornar-se um missionário “Fidei Donum”, uma escolha inspirada pela encíclica de mesmo nome do Papa Pio XII. Ele também fez um curso de preparação e partiu em 1977 para o Brasil. Após a chegada, ficou por oito meses em uma igreja na cidade de Guarulhos, que pertencia à Diocese de Mogi das Cruzes na época. Em novembro do mesmo ano, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, até então, a única paróquia do município de Itaquaquecetuba.
Em todo este período, grande foi o legado para a Diocese, principalmente, em Itaquaquecetuba, onde ajudou a construir 19 capelas, entre elas, a Igreja Matriz da Paróquia São Bartolomeu, a Igreja nova da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e a última, a Matriz da Paróquia Santos Apóstolos.
Quase todos os vereadores presentes na sessão fizeram homenagens e lembraram de histórias vividas com Geovanni. Os parlamentares também fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao Padre.