Governo do Estado de São Paulo anunciou que pretende implementar modelo em algumas cidades no segundo semestre deste ano
Um requerimento de autoria do vereador Cesar Diniz de Souza (PL), o Cesinha da Associação, que solicita a implantação do Programa Escola Cívico-Militar no município de Itaquaquecetuba, foi aprovado durante a 11ª Sessão Ordinária deste ano, realizada no dia 15 de abril. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a expectativa é que o modelo seja colocado em prática em algumas cidades no segundo semestre de 2025.
De acordo com o vereador, a implementação de escolas cívico-militares “tem demonstrado ser uma solução eficiente para promover um ambiente educacional mais seguro, organizado e focado na formação integral dos estudantes. Dentre os principais benefícios destacam-se a melhoria da disciplina e da ordem, o desenvolvimento Integral e a segurança.
Cesinha acredita que “a escola cívico-militar em Itaquá trará inúmeros benefícios para a comunidade escolar e para a sociedade como um todo, contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados e conscientes de seu papel na sociedade”.
O requerimento foi aprovado pelos vereadores e encaminhado ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
No mesmo dia em que foi votado o requerimento, a Secretaria Estadual da Educação de São Paulo (Seduc-SP) divulgou uma lista de 70 escolas que manifestaram interesse em aderir ao programa e que aprovaram o modelo. Entre elas, constava uma escola da região do Alto Tietê: a Escola Estadual Frei Thimoteo Van Den Broeck, que fica no bairro Jardim Esperança, em Mogi das Cruzes.