27 OUT 2021
SESSÕES
1970 visualizações
Edson Moura pede a implantação de um Banco de Sangue
O vereador Edson Moura (PL) protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba onde pede ao governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), e ao secretário de Saúde Estadual, Dr. Jeancarlo Gorinchteyn, a implantação de um Banco de Sangue (Hemocentro) no Hospital Geral Santa Marcelina. Atualmente, apenas Mogi das Cruzes e Suzano possuem o serviço na região do Alto Tietê. A medida foi aprovada pelos demais vereadores da Casa durante sessão ordinária realizada ontem (26/10).
De acordo com o parlamentar, doar sangue é fazer o bem ao próximo e atualmente 1,8% da população brasileira doa sangue, sendo preciso pelo menos 3% para suprir as necessidades dos hospitais. Ele diz ainda que a distância da localização de um banco de sangue é um dos fatores que desestimula a doação. Com uma grande população e bem localizada, Itaquá teria grande potencial de coleta sanguínea, acredita o político.
No requerimento aprovado pela Câmara consta a importante informação de que doa sangue é um gesto solidário, rápido, e que é possível salvar muitas vidas submetidas a tratamentos, intervenções médicas, feridos e pacientes com doenças crônicas graves que necessitam de reposição ou transfusão. Um doador pode salvar até quatro vidas com seu gesto solidário. O documento aprovado segue agora para o Governo do Estado.
VINCULADOS À PÁGINA:
Edson de Souza Moura