08 JUL 2022
CÂMARA
Presidente faz balanço dos trabalhos no primeiro semestre de 2022
Investigação contra EDP, regularização de bairros, entrega de Títulos e muitas indicações à Prefeitura marcaram os seis primeiros meses deste ano
O presidente da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, o vereador David Ribeiro da Silva (PP), o David Neto, fez um balanço dos serviços legislativos realizados no primeiro semestre deste ano. Segundo ele, com o retorno dos trabalhos presenciais devido ao abrandamento das restrições de combate à Covid-19, a Casa de Leis de Itaquá teve um período de atividade intensa.
“Tivemos muito trabalho e mostramos que a Câmara está unida com a Prefeitura para fazer a diferença em Itaquaquecetuba. As sessões promoveram bons debates sobre temas importantes, tanto que destas discussões surgiu a necessidade de investigarmos os serviços prestados pela empresa EDP. Por isso, instauramos uma Comissão Especial de Inquérito (CEI)”, exemplificou.
David Neto lembrou ainda que uma grande vitória neste semestre foi a conquista de nomes e CEPs para alguns bairros do município. “O Legislativo e o Executivo, junto à Secretaria Municipal de Habitação, estão bastante atuantes nesta questão da regularização fundiária, que foi um tema abandonado pelas últimas administrações. É nosso papel defender o direito à habitação e todos os vereadores apoiaram a causa”, analisou.
A Câmara também realizou muitos eventos de entrega de Títulos de Cidadão Itaquaquecetubense neste semestre. A grande quantidade de homenagens ocorreu devido ao período de quase dois anos sem eventos do tipo, devido à pandemia.
Na área de processos legislativos, o trabalho foi intenso, tendo os vereadores protocolado 1300 indicações, que são sugestões de serviços à Prefeitura, como serviço de tapa-buracos, troca de lâmpadas e sinalização de vias. Projetos de lei foram 41, sendo a maioria de autoria do prefeito Eduardo Boigues (PP), requerimentos 65, moções 32 e projetos de decretos legislativos 20. Todas as sessões e audiências foram transmitidas ao vivo pela Câmara na internet, mantendo assim a transparência dos serviços.

Economia
A Câmara devolveu R$ 4,5 milhões à Prefeitura no mês de janeiro e novamente apertou as contas para economizar o dinheiro público. Apesar do retorno ao trabalho presencial, a Casa segurou os gastos e foi reconhecida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) como uma das Câmaras mais econômicas no Estado. Segundo o levantamento do Tribunal, o Poder Legislativo de Itaquá é o nono mais barato, custando R$ 33,85 por morador do município.
“Se levarmos em consideração que a população de Itaquaquecetuba aumentou nos últimos anos e o senso do IBGE está desatualizado, essa economia de gasto per capita é ainda maior”, lembrou o presidente David Neto.
VINCULADOS À PÁGINA:
David Ribeiro da Silva