21 DEZ 2023
CÂMARA
Vereadores protocolaram mais de oito mil indicações
De acordo com o banco de dados da Câmara, este foi um dos anos com mais proposituras registradas pelos parlamentares
A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba teve um dos anos mais produtivos da sua história. De acordo com o banco de dados virtual do Poder Legislativo, foram quase 10 mil proposituras registradas, sendo mais de oito mil indicações feitas pelos vereadores. Entre os principais pedidos estão solicitações a duas empresas que prestam serviços essenciais no município: a concessionária de energia elétrica EDP São Paulo e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
As duas empresas, inclusive, foram temas de vários debates durante as sessões. Os parlamentares criticam a demora para a realização de serviços como troca de postes, religação de energia, conserto de asfalto danificado por obras, vazamentos, entre outros assuntos. No entanto, os vereadores também registraram muitas indicações para serviços da Prefeitura, como de tapa-buracos, pedidos de mais segurança nas ruas, troca de lâmpadas queimadas e poda de árvores, por exemplo.
Em números exatos, de 1º de janeiro até o dia 21 de dezembro, a Câmara registrou 8.393 indicações, 353 requerimentos, 170 moções, 164 projetos de decreto legislativos, 128 projetos de lei e seis resoluções. Além disso, cinco Títulos de Cidadão Itaquaquecetubense foram entregues neste ano. Para se ter uma ideia, em 2022 foram pouco mais de duas mil indicações, e em 2021 pouco mais de três mil.
Para o presidente da Câmara, vereador David Ribeiro da Silva (PP), o David Neto, isso mostra que o trabalho dos vereadores está ocorrendo da forma certa e que a cidade está bem representada. “Esse é um dos papeis do vereador: receber as demandas da população e transformá-las em proposituras para serem debatidas, votadas e colocadas em prática para ajudar a população”, ressaltou.