A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovou durante a
23ª Sessão Ordinária deste ano, realizada no dia 12 de agosto, um
projeto de lei de autoria do prefeito Eduardo Boigues (PL) que prevê a instalação de câmeras de monitoramento nas escolas do Sistema Público Municipal de Ensino. O principal objetivo é aumentar a segurança dos alunos, professores e servidores.
De acordo com o projeto, as principais justificativas para esta medida incluem “o combate à violência e abuso escolar, a apuração de eventuais denúncias relacionadas ao exercício profissional e a prevenção de furtos”. A demanda teria vindo por parte de pais, responsáveis e servidores municipais.
As câmeras poderão ser instaladas nas entradas das unidades escolares, no interior das salas de aula e nos demais espaços de convivência comum entre professores, estudantes e servidores. É proibido o monitoramento nos banheiros, vestiários, salas de professores e refeitórios dos professores e servidores.
Os vereadores Luiz Coutinho (Republicanos), David Neto (PL), Cantor Sidney Santos (PL) e Professor Francisco (PSD) elogiaram a iniciativa do prefeito durante a discussão do projeto de lei.