Um
projeto de lei de autoria da vereadora Lessandra Gonçalves (Pode) e do vereador David Neto (PL) pretende proibir o uso de animais para tração ou carga em Itaquaquecetuba. A medida, aprovada durante a
23ª Sessão Ordinária deste ano, realizada no dia 12 de agosto, tem como objetivo evitar os maus-tratos aos animais.
De acordo com o projeto, “a tração animal, infelizmente ainda presente em alguns pontos do município, expõe os animais a maus-tratos, esforços e abandono. A realidade demonstra que muitos desses animais trabalham exaustivamente em más condições, sem acesso adequado à alimentação, água e cuidados veterinários”.
Para Lessandra, a forma como muitos animais são usados “é uma exploração. A gente não pode mais ficar vendo esses animais sendo explorados como máquinas. Permitir que isso continue é fechar os olhos para o sofrimento. A proibição é uma forma de garantir que nenhuma vida seja explorada".
Segundo David, a ideia do projeto surgiu porque “não aguentava mais ver tanta crueldade. Um dia vi um cavalo carregando metade de um carro em cima da carroça, o cavalo não conseguia mais puxar, e sendo chicoteado. Isso é desumano! Uma crueldade fora do comum. Aquilo me sensibilizou”, ressaltou o parlamentar.