08 DEZ 2021
SESSÕES
Câmara aprova projeto de lei que institui o Dia da Bolívia
Foto Noticia Principal Grande
Ideia do projeto de lei é do vereador Gilberto Tico e o prefeito Eduardo Boigues assinou a medida
Dia 6 de agosto entra para o calendário de eventos da cidade para lembrar e valorizar imigrantes bolivianos
A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovou ontem (7/12), durante a 41ª sessão ordinária do ano, o projeto de lei que institui o Dia da Bolívia, a ser comemorado todo dia 6 de agosto. Com a presença do prefeito Eduardo Boigues (PP) e de vários bolivianos, a medida foi comemorada e prevê maior reconhecimento e valorização dos estrangeiros bolivianos que residem na cidade. O vereador Professor Gilberto Tico (PP) foi quem tem teve a iniciativa para o projeto.
“Durante as andanças pela cidade, conheci a comunidade de bolivianos do Jardim Nicea. No dia 6 de agosto fui convidado para assistir um evento cívico deles e fiquei encantado. Em cada casa de boliviano tinha uma bandeira do país deles hasteada. Sem contar que eles fizeram um desfile maravilhoso com seus trajes típicos. Soube também que muitas senhoras bolivianas eram maltratadas pelas atendentes nas UBSs, em anos anteriores”, comentou Gilberto Tico.
O vereador Rolgaciano (Pode) também falou sobre o projeto de lei e comparou com sua própria história de vida. “Vim com minha família da roça para São Paulo, para uma favela, e sei da dificuldade de se instalar em uma nova cidade. Mas falo aos bolivianos: a esperança, a luta, o trabalho faz com que a gente prospere, e vocês são trabalhadores”, ressaltou.
O prefeito Eduardo Boigues lembrou que o projeto é do vereador Gilberto Tico, mas que por um processo legislativo teve de ser feito pela Prefeitura. “É um prazer poder assinar (esse projeto de lei) e comemorar o Dia da Bolívia. Sejam muito bem vindos”, disse o chefe do Executivo.
Durante e após a sessão, bolivianos apresentaram pratos e danças típicas da Bolívia no Salão Nobre da Câmara, que fica ao lado do plenário. Antes do início da sessão, o boliviano David Canaviri Salinas utilizou a Tribuna Livre para contar um pouco da história dos bolivianos de Itaquaquecetuba e agradecer o apoio dos vereadores e do prefeito.
O dia 6 de agosto é o Dia da Independência na Bolívia, também chamado Dia da Pátria, quando se comemora a declaração de independência do país ocorrida em 1825.
Vídeo Vinculado
08/12/2021