12 JUN 2024
SESSÕES
Câmara pede que o Estado reconsidere construção na Escola Piratininga II
Objetivo é convencer a Secretaria de Estado da Educação a construir unidade em outro lugar
Os vereadores da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovaram um requerimento durante a 19ª sessão ordinária deste ano, realizada ontem (11/06) na Câmara Municipal, que solicita ao Governo do Estado de São Paulo que reconsidere a demolição do prédio da Escola Parque Piratininga I e da construção da mesma escola dentro do terreno que é da Escola Parque Piratininga II.
De acordo com os parlamentares, esta obra, que já estaria licitada, vai causar transtornos aos alunos e a perca da qualidade na estrutura da escola, que é considerada uma ‘escola modelo’. “Não somos contra a construção da escola, mas queremos que ela seja feita em outro lugar”, explicou o vereador Edson Moura (PL).
Para ele, o Governo do Estado afirma que um dos motivos é atender alunos do bairro Jardim Maria Rosa, mas que desta forma todos saem perdendo. “Nós temos terreno no (Jardim) Maria Rosa para uma escola, não precisam acabar com a estrutura da Escola Piratininga II. Eles vão perder a quadra e o pátio com esta obra”, ressaltou Edson.
O vereador Gilberto Aparecido do Nascimento (PL), o Professor Gilberto Tico, que é presidente da Comissão de Educação da Câmara, disse que o Estado governa dentro de uma sala com ar-condicionado, e por isso acontecem esses problemas. “Se eles viessem aqui, conhecer a realidade do local, conversar com pais, alunos e professores, tenho certeza que não fariam esta obra deste jeito”.
Já o presidente da Câmara, o vereador David Ribeiro da Silva (PL), o David Neto, falou que o Estado não pode empurrar ‘goela abaixo’ estes projetos, sem conversar com os políticos da cidade e com a população. “Já tivemos um caso parecido, onde eles determinaram algo porque viram no Google, daí os chamamos aqui. Eles vieram e subiram o morro com a gente. Logo mudaram de ideia”, relembrou o parlamentar.
A estudante Milena, do Grêmio Estudantil da Escola Piratininga II, usou a tribuna para falar da revolta dos alunos e dos problemas que devem ocorrer com a obra anunciada pelo Governo do Estado. “A vitória da Escola Piratininga I (em conseguir uma nova escola), não pode ser a derrota da Escola Piratininga II, que vai perder espaço e muito da sua elogiada estrutura”.
O requerimento aprovado é de autoria dos vereadores Edson Moura, David Neto, Professor Gilberto Tico e Santiago (PL). Além de encaminhar a propositura ao governador Tarcisio de Freitas (Republicanos) e à Secretaria de Estado da Educação, a Câmara Municipal pretende convidar um representante do Governo do Estado para conversar sobre o assunto nas próximas semanas.

Para entender o caso
Em uma mesma área do bairro Parque Piratininga existem três escolas: Piratininga I, II e III. A escola Piratininga I é de “latão” e a mais antiga. As outras duas contam com ótima estrutura, sendo consideradas escolas modelos.  O Governo do Estado anunciou que vai demolir a Escola I e construir uma nova dentro do espaço entre a Escola I e a Escola II. Além de melhorar a estrutura para os alunos da Escola I, eles pretendem aumentar o número de vagas para jovens de bairros próximos, como o Jardim Maria Rosa. No entanto, alunos da Escola II não querem perder o espaço que possuem hoje, que seria a quadra e mais um pedaço do pátio. Além disso, os vereadores alegam que o município tem terrenos no próprio Jardim Maria Rosa para a construção de uma escola. O Grêmio Estudantil procurou os vereadores para relatar o caso.
11/06/2024
19ª Sessão Ordinária de 2024