A Ouvidoria Legislativa da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba recebeu 60 manifestações durante o ano de 2024. Entre os principais assuntos relatados pela população por meio desta ferramenta, estavam denúncias referentes a locais que poderiam atrair o mosquito transmissor da dengue e pedidos de melhorias nos bairros.
Do total de protocolos realizados na Ouvidoria, quase vinte deles foram sobre terrenos abandonados e mal cuidados. Como no início do ano passado houve muitos casos de dengue em todo o Brasil, os munícipes aproveitaram para pedir ajuda à Câmara no combate ao Aedes Aegypti. Todas as solicitações foram encaminhadas ao setor competente da Prefeitura para fiscalizar o local indicado.
Como de costume, a população também usou a Ouvidoria para pedir melhorias nos bairros, como serviços de tapa-buracos, entre outros. Nestes casos, alguns vereadores foram avisados das reclamações e muitos deles protocolaram indicações para a Prefeitura.
Apesar de a Ouvidoria Legislativa receber todas as manifestações, muitas acabam sendo encaminhadas à Ouvidoria Geral da Prefeitura, que tem mais acesso às Secretarias Municipais, por exemplo. A Ouvidoria Geral da Prefeitura atende pelo telefone 4642-4606 ou ainda pelo aplicativo eOuve, que pode ser baixado no celular.