19 ABR 2010
Vereadores da Comissão Temporária dos Bancos se reunem com Delegados e Comandante da PM
Reuniram nesta sexta feira dia 16 de abril de 2010 os Vereadores Membros da Comissão Temporária dos Bancos juntamente com os Vereadores desta Casa de Leis com os Tenente Coronel Emanuel Marcelo Umada, do 35º Batalhão de Policia Militar de Itaquaqueceba, Delegado Dr. João Carlos de Moraes do Ciretran, Dr. Eduardo Boigues Queroz, Delegado Assistente da Delegacia central e o Dr.Luiz Otavio da Silva, Relações Publica do 1º DP do Jardim Caiuby, representando a Delegada Titular a Drª Adanzil Limonta. Tendo em vista a necessidade de dados técnicos sobre as ocorrências na cidade bem como integrar as ações efetivas e adquirir subsídios para verificar adequações na Legislação municipal. Uma das ações sugeridas foi a necessidade de conscientizar a população a registrar todo e qualquer tipo de ocorrências, para que esses dados entrem no Infoclin - Sistema de Informação da policia para que estes passem a trabalhar com números reais de ocorrência. Sobre a Lei para obrigatoriedade de Biombos separando quem está esperando na fila e os que estão no caixa, contrariando a Nota da Febraban, a partir da entrada nos bancos todas ocorrências são de responsabilidade dos Bancos, a questão de criar pontos cegos, estes teriam que se adequar e colocar mais segurança para proteção dos caixas, e estes já argumentam que as portas giratórias visam proteção para dentro das agencias, então há contradições nos próprios argumentos. O Presidente da Comissão questionou sobre a desqualificação de competências que atribuem as Câmaras Municipais de estarem Legislando na base do achismo. “Todos os dados pesquisados e levantados pela Comissão e que estão em discussão visam a competência municipal. Por isso estamos aqui agora nesta reunião com os responsáveis de cada esfera da segurança para um entendimento das ações que devemos levar em consideração baseado em estatísticas que os Srs. devem ter. Esta comissão iniciou os trabalhos para averiguar situações de munícipes que sofreram constrangimento ao ser barrados na porta, estamos pesquisando mecanismos para propormos Leis como a de câmeras com áudio nas portas giratórias, que assegurem aos clientes uma defesa quando tiverem seus direitos cerceados diante de uma situação quando constrangidos e barrados de adentrar nas agencias, nós não formamos a Comissão para uma discussão entre cavalheiros, mas para tomarmos decisões acertivas e compatíveis dentro de nossa competência.” O Delegado Dr. João Seleção sugeriu a confecção de panfletos informativos para que a população esteja mobilizado na prevenção. O Delegado Dr Eduardo “contamos com uma população carente de informação o que contribuem a cair nas muitas armadilhas existente. A necessidade de inserção da comunidade nos meios de comunicações da cidade. Criar uma nova cultura na sociedade, orientando a denunciar os muitos abusos, deixando de ser descrente que ações serão tomadas” Comandante Umada “sobre a Comissão estar caminhando muito além nas investigações, em termos de policiamento em Itaquá todas as agencias bancarias se encontram num quadrilátero que facilita muitas ações dos marginais, e o foco são os pequenos empresários que fazem seus pagamentos em dias determinados. Uma solução seria a abertura de contas funcionais, como meio de diluição dos valores em espécie para esse fim.” Vereador Celso “A questão de abrir contas são as exigência bancárias que muitos não conseguem comprovar ficando a margem e necessitando dos mecanismos existentes. Devemos então focar na segurança na cidade. A contraposição existe, mas por conta dos estudos o que hoje possa ser considerado incostitucional, devessem ser reavaliados diante dos acontecimentos atuais ou encontrados soluções cabíveis.” Vereador Dr. Oscar “ no nosso município esta faltando uma Secretaria de Comunicação e Integração para a cidadania, visando a educação como instrumento para estudos estatísticos para a prevenção do problema e contribuir com os trabalhos de todos os Poderes”. Vereador Elias questionou sobre a filmagem e clonagem de cartões, sobre reportagem desse tema em Jornal ontem. Vereador Donizete Santos sobre a adequação de horário dos carros fortes nos horários de pico evitando o constrangimento que estes vereadores observaram no dia da vistoria. Vereador Firmino sobre a importância da educação para a prevenção.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024