15 MAR 2013
Membros da Comissão Especial de Inquérito visitam a Unidade de Pronto Atendimento Municipal
Os Vereadores Membros da Comissão Especial de Inquérito, Roberto Letrista de Oliveira, Edson de Souza Moura e Donizete Fernandes Almeida, visitaram a Unidade de Pronto Atendimento Municipal na última terça feira dia 12 de março de 2013. Para averiguação da situação e como está o atendimento na Unidade. A Comissão foi recebida pela Secretária Municipal de Saúde a Doutora Luzia Mariko Shibata e o Assessor Técnico da Secretaria de Saúde Senhor Carlos Gimenes, que instalaram o Gabinete da Secretária de Saúde na Unidade de Pronto Atendimento para acompanhar de perto este período de transição e reestruturação do quadro funcional e a adequação da estrutura de acordo com o Decreto Municipal 6882 de 28 de fevereiro de 2013. A Secretária informou aos Membros da Comissão sobre o oficio que enviou solicitando a prorrogação do prazo regimental para a resposta das solicitações, visto as dificuldades enfrentadas para a coleta das informações pela inexistência de processos informatizados na Secretaria e Pronto Socorro. E as informações que retroagem aos últimos seis meses de 2012, pela mesma dificuldade de compilação de todos os dados. A Comissão questionou como está o atendimento no momento e, se o corpo clínico está completo e se apresenta normalidade com as novas medidas aplicadas. A Dr. Luzia informou o ocorrido no período de carnaval que levou o Executivo a tomar as medidas extremas de fechar as portas, visto que havia uma ameaça compactuada dos profissionais da equipe médica de atendimento de cruzar os braços se não voltassem o formato de atendimento da Gestão anterior. Por isso houve a decisão do fechamento da Unidade para conseguir reestruturar a equipe com o comprometimento de melhor atendimento a população e sanar o caos geral que estava na Secretaria Municipal de Saúde. E para lidar com esta fase de conserto do ambiente médico-hospitalar eliminando vícios e repudio a novas regras estabelecidas. Que ainda tem ocorrências de abandono de plantão porém, Itaquá já registra a procura de profissionais com a publicação da Lei Complementar 210/2013. A Secretária solicitou o apoio da Comissão nesta fase de transição para a informação da situação real a população, e da necessidade das atitudes extremas tomadas, “é o remédio amargo mais necessário para a cura do mal que estavam arraigados no sistema operacional da Secretaria de Saúde”. Sendo questionada pelo Relator se está dando resultado a medidas tomadas e, em que situação está o atendimento se já normalizou a situação. A Dr. Luzia apresentou o montante do expediente do dia anterior, contendo fichas de atendimento e relatórios dos médicos. Informou que ainda tem dificuldades vistos que novos profissionais tem que ser contratados para os plantões de 12 horas. Que ainda teve situação onde três médicos abandonaram o plantão ficando só um atendendo. Sobre as reuniões com todas as equipes para informar da metodologia aplicada para ter o direito a gratificação estabelecida no Decreto Municipal 6882 de 28 de fevereiro de 2013. As três etapas que serão analisadas: assuidade, resolutividade e atendimento humanizado; ou seja, o comparecimento a todos os plantões, se resolveu ou encaminhou adequadamente o problema do paciente, e se o tratou com humanidade própria da função a todos os pacientes e se os orientou adequadamente sobre a medicação administrada. E quem vai avaliar é o próprio paciente através de questionário ainda a ser elaborado para este fim. Que o quadro hoje é composto de quatro a cinco clínicos gerais, três pediatras na ala clinica. Pois a estrutura física da Unidade é de quatro salas de atendimento. No pronto atendimento de emergência tem um clinico e um cirurgião geral, sendo revezados com os outros do plantão. Mas que necessitam da contratação de um pronto socorrista. Informou que a previsão de normalização é de duas semanas no máximo para a correição da Unidade de Pronto Atendimento.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024