05 AGO 2013
Membros da CEI do Transporte ouvem o Secretário de Assuntos Jurídicos
Os Vereadores Membros da CEI do Transporte ouviram o Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos o Senhor Augusto Vieira da Silva, em Reunião Pública no Plenário desta Casa de Leis 11:20 horas do dia 31/08/2013. Acompanharam esta oitiva ainda, os Vereadores Adriana Aparecida Felix, Arnô Ribeiro Novaes, Antônio Ivo Paiva Filho, Gilberto Aparecido do Nascimento, José Donizeti Fernandes, Rolgaciano Fernandes Almeida, Genival Soares de Lima e Celso Heraldo dos Reis. O Relator questionou o Secretário sobre o não cumprimento dos Termos do Contrato de prestação de serviço pela Concessionária habilitada para exploração do transporte público, a exigência de cobrador nos coletivos e os Termos do Contrato de Concessão não atender a atual necessidade do município, sobre o que esta sendo feito pela Secretaria de Assunto Jurídico em relação a estes fatores. Respondendo o questionamento do Relator da CEI, o Secretário informou que é determinante a fiscalização, o apontamento das irregularidades, constatando as falha na prestação do serviço, aí sim é instaurado o procedimento de aplicação das penalidades. Sendo que a empresa tem o direito prévio de defesa. Em relação aos cobradores, o Contrato de Concessão é dúbio na interpretação. O Contrato fala em ser obrigatória a cobrança manual ou mecânica. Não podemos impor ônus sem a implementação por força de um Projeto de Lei legislando sobre isso, e pelo que sabemos isto já foi feito e revogado por proposição aprovada por esta Casa de Leis. A Atual gestão herdou um Contrato celebrado em 1998 e renovado por igual período. Questionado pelo Vereador Rolgaciano sobre a possibilidade de quebra de monopólio no sistema de transporte urbano, visto que a realidade do município e as constantes queixas dos usuários, o Contrato como está não atendem mais as necessidades de mobilidade urbana. O Senhor Augusto colocou que a sua Secretaria é uma pasta consultiva. Tem que haver um Processo Administrativo tramitando, necessita ser provocado para emitir um parecer. Só pode abrir procedimentos diante de processo aberto e no momento não há nenhum processo tramitando contra a empresa Concessionária. O Vereador Roberto Letrista colocou que na época da abertura do processo licitatório, este contrato era pertinente, atendia as necessidades do período, que antes a situação era tão ruim que ninguém queria vir para prestar o serviço na cidade. Não havia um planejamento urbano para habitação, facilitando o crescimento desordenado na cidade. Colocou que a quebra do monopólio é benéfico hoje, pois uma empresa vai suprir a outra nesta defasagem. O Vereador Celso Heraldo dos Reis colocou a necessidade de discutir a utilização da linha férrea que corta o Bairro do Pium. Que ao final dos trabalhos da CEI esta possibilidade seja discutida pelos Membros e apontada no relatório final. Que se elaborem uma Lei para reger, modificar e disciplinar o trânsito, o transporte público e a frota de veículos do município. E que isto não esteja vinculado a uma bandeira partidária. Que esta formatação priorize um projeto de vida para Itaquaquecetuba. Seja de iniciativa do Executivo ou dos Membros do Legislativo, tem que ser adequado para os munícipes.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024