16 JUN 2014
Reunião Pública da CEI da Merenda Escolar com membros do CAE
Os Vereadores Arnô Ribeiro Novaes e Gilberto Aparecido do Nascimento, Membros da CEI constituída para apurar as eventuais irregularidades na contratação de empresas para fornecimento de merenda escolar, bem como, quanto à qualidade e quantidade das merendas servidas no âmbito do município, ouviram no Plenário em reunião Pública os Membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar – CAE, Maria Auxiliadora O. Silva, Leandro Duarte, Maria de Lourdes M., Rosana Aparecida Rodrigues de Lima, Doralice Lourenço dos Santos e a Senhora Janaína M. L. Martins da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Educação. A Senhora Janaína informou aos Membros que este ano até a presente data não houve registro de reclamação formal quanto a Merenda Escolar. No ano passado houve reclamações dos alunos do EJA quando a merenda passou de refeição para lanche. Os Conselheiros informaram que visitam as escolas uma o duas vezes por mês para verificar a merenda oferecida, os aspectos que são averiguados são: qualidade da merenda servida a regularidade do que é oferecido no cardápio, quantidade e aceitação pelos alunos. Durante as vistoria são feitas degustação para averiguar se há excesso de sal, sabor, elaboração da merenda etc.. Observado se há repetição do prato pelos alunos, a higiene no local de preparo, armazenamento dos produtos, data de validade dos produtos. Ainda são averiguados a aceitação da merenda pelos alunos, bem como o atendimento das merendeiras para com os alunos. Observou-se que no período da manhã há mais repetições das refeições do que nos outros períodos. A cada visita é efetuado um relatório e entregue na Secretaria Municipal de Educação. O Vereador Gilberto questionou se os Conselheiros ficam com cópias destes relatórios que foram protocolados e quem é a responsável pelo recebimento deles. Se nas observações do CAE qual a avaliação deles para a qualidade da merenda servida e quem é responsável pela preparação da merenda, servidores ou funcionários da empresa que fornece a merenda.
Sendo respondido “os relatórios são todos entregues para funcionaria responsável pelos Conselhos a Senhora Cristiane, que os encaminham para o setor responsável para avaliar e arquivar estes relatórios na Secretaria Municipal de Educação. Informou que a qualidade não tem sido satisfatória, um exemplo citado foi a maçã que esta sendo servida. É muito pequena e tem escola que ainda divide ao meio e não permite que as crianças repitam as frutas. Foi observado na Escola Alceu Magalhães Coutinho que os alunos não podem repetir as frutas ou a merenda. No programa mais educação observamos que a quantidade oferecida não é suficiente para satisfazer a necessidade diária das crianças.” A senhora Maria informou que há desfalque de funcionários para o atendimento de todos os alunos. “não estamos criticando a empresa, mas há de repensar a alimentação servida na merenda escolar, observação se os alunos estão comendo ou rejeitando algum tipo de alimento. Observamos que há uma relação com a forma de preparação local ou a interação da merendeira com os alunos, muitas vezes como esta sendo preparado e apresentado o cardápio não agrada os alunos. Creio que deva haver diversificação no cardápio quando isto ocorre, para tentar melhorar o que não está agradando.” Informou que desde 06/09/2011 todos os servidores da prefeitura foram substituídos por profissionais da empresa que fornece a merenda.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024