24 OUT 2014
Parabéns Servidores Públicos e Itaquaquecetuba pelo 61 anos da Emancipação Politico-Administrativo
Itaquaquecetuba completa 61 anos da sua Emancipação Político-Administrativa no dia 28 de outubro de 2014. E não por acaso, o Plebiscito que tornou real a vontade de moradores do então Distrito de Mogi das Cruzes, homens mulheres que em 1943 uniram suas forças numa Comissão Pró Emancipação para pleitearem junto à Comissão de Divisão Administrativa e Judiciária da Assembleia Legislativa, que o Distrito de Itaquaquecetuba fosse elevado a município. Visto que os recursos financeiros aqui gerados eram transferidos para o município de Mogi das Cruzes e de lá pouco vinham para o progresso da região. Pleito ocorrido no dia decretado para comemoração do funcionalismo público.
Os caminhos percorridos pela Comissão foram árduos e legítimos e, assim como os 764 eleitores que compareceram as urnas no Plebiscito de 28 de outubro de 1953 votando pela emancipação, representado os demais moradores do Distrito, conquistando assim a sua autonomia administrativa.
Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas institui o dia 28 de outubro como o “Dia do Funcionário Público”, através do Decreto-Lei Nº 5.936.
O cargo de Servidor Público sempre foi muito cobiçado. A cada novo concurso, milhares de candidatos buscam uma vaga em instituições federais, estaduais e municipais. Apesar disso, o serviço público, é retratado de um modo geral como ineficiente por boa parte da sociedade. Garantias como a estabilidade no emprego tornam difícil demitir os ditos “maus funcionários”, contribuindo para a imagem depreciativa do paletó na cadeira. Mas a história mostra que são os servidores estatutários na verdade, os grandes responsáveis pela manutenção, continuidade e organização dos serviços prestados pelo poder público, em qualquer nível. O Brasil se tornou independente, virou império, república. E lá estavam os servidores. Governos e governantes vieram e passaram, e os servidores permaneceram. Tanto na ditadura quanto na democracia, a imensa máquina pública brasileira jamais deixou de funcionar.
E não é diferente na nossa Casa de Leis. Em cada gestão Legislativa entra novos Vereadores e Gestores Públicos, sai os experiente e os que foram reprovados nas urnas. E o equipamento público municipal nunca deixou de funcionar. A administração do bem público é continua e permanente, preservamos e adequamos as novas necessidades, processos e a legislação vigente para o atendimento da população independente de posição partidária, social ou econômica.
Os Servidores desta Casa de Leis, efetivado no ano de 1996 pelo concurso que nos habilitou para os cargos correspondentes estabelecidos no Edital. Congratulamos com os Agentes Públicos e os Vereadores da 15ª Legislatura, que aqui representam a população estimada de 348.739 habitantes que continuam a luta. Visando o crescimento, o progresso e adequação dos instrumentos públicos da nossa cidade para que a sua população tenha a oportunidade de construir um futuro melhor para os seus filhos e netos. Parabéns pelo nosso dia “Servidores Públicos” e pelos 61 anos da Emancipação Político-Administrativa de Itaquaquecetuba.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024