29 JAN 2015
Vereador quer recuperação de áreas no entorno das obras do Rodoanel

O vereador Edson Moura visitou, na tarde desta quinta-feira, dia 29, alguns bairros do município de Itaquaquecetuba que sofreram com as intervenções da obra de construção do Rodoanel. Segundo o legislador, a rodovia trouxe muitos problemas para os munícipes que residem no entorno do elevado.

“Estou nessa luta há algum tempo, já apresentei diversos requerimentos apontando os problemas causados por esta obra em diversos bairros, hoje a obra está pronta e o entorno dela continua abandonado, causando inúmeros problemas para a população”, afirmou o parlamentar.

De acordo com o vereador, por toda a extensão do Rodoanel é possível encontrar inúmeros pontos de acumulo de água, entulho e lixo, isso sem falar nos perigos relacionados à saúde e a segurança. “No Jardim Joandra, por exemplo, o córrego que corta o bairro teve o seu traçado alterado, afetando a elevação do mesmo, impedindo o fluxo da água e de resíduos de esgoto, desta forma, em dias de chuva a água não tem vazão e retorna para o bairro invadindo as casas”, afirmou.

Além disso, Edson Moura apontou outros problemas relacionados ao Rodoanel como as passagens subterrâneas que interligam o Jardim São Manoel com os bairros Jardim Viana e Jardim Paineiras. “Aqui não tem nenhum tipo de iluminação, durante a noite esses pontos se tornam um grande perigo para a população”, disse.

A falta de segurança também foi destacada pelo vereador no ponto entre os bairros Jardim Odete e Jardim Alto de Itaquá, onde a falta de iluminação também transforma o local em um ponto perigoso. “É uma área movimentada, mas se encontra completamente abandonada em toda a extensão da rodovia, tanto pela infraestrutura deixada como pela falta de iluminação, o que faz com que o local fique totalmente ermo durante à noite, se tornando um ponto passível para assaltos”, destacou.

REQUERIMENTOS

O vereador Edson Moura já protocolou vários requerimentos e encaminhou para os departamentos competentes como, por exemplo, a SPMar (concessionária responsável pelo Rodoanel), a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), para o DERSA (Desenvolvimento Rodoviário), além da Secretaria Municipal de Transportes, Ministério Público estadual e federal, cobrando informações e ações referentes a responsabilidade pela reurbanização das áreas, iluminação, prazo para recuperação do entorno, entre outros pontos.

“Não vou desistir, vou continuar batendo nessa tecla, pois não podemos aceitar esse problema que nos foi deixado pelo Governo do Estado, o Rodoanel é uma obra importante, mas tão importante quanto é o bem estar das pessoas que moram nessas áreas que foram afetadas pela obra”, afirmou Edson, ressaltando que, nos próximos dias, irá apresentar outro requerimento no Plenário da Câmara Municipal referente à esses problemas.

FOTOS / RONALDO ANDRADE

LEGENDAS

Edson Moura conferiu de perto a situação do córrego do Jardim Joandra

Vereador questiona sobre os inúmeros pontos de acúmulo de água e a falta de iluminação e recuperação das áreas sob o Rodoanel