04 OUT 2023
Estudantes da Etec e do ensino médio visitam a Câmara Municipal
Alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Itaquaquecetuba, que fica no Jardim Miraí, e das Escolas Estaduais Professora Edna Álvares Barbosa, na Vila Japão, e Vereador Valter da Silva, na Vila Ursulina, visitaram a Câmara Municipal no último dia 26 de setembro para conhecer, na prática, como funciona o Poder Legislativo. Eles tiveram a oportunidade de conhecer todos os gabinetes e salas administrativas, além de fazer perguntas ao presidente da Casa, o vereador David Neto (PP).
A vista técnica faz parte de um trabalho chamado “Estudos de Administração Pública”, constante na grade curricular dos jovens, que foram acompanhados pelo professor Edson Silveira Correia de Assumpção. O guarda civil municipal (GCM) Alex acompanhou os estudantes pelas dependências da Câmara e explicou como funcionavam alguns setores da Casa, como os gabinetes dos vereadores e salas administrativas (Assuntos Legislativos, Diretoria, Administração, Recursos Humanos, Procuradoria, Contabilidade e Imprensa).
Após a visita nas salas e gabinetes, os jovens fizeram, por quase uma hora, perguntas ao presidente David Neto, que deu várias explicações sobre como funciona o trabalho dos vereadores, as sessões ordinárias, eventos, como a população deve fazer suas reivindicações para que elas cheguem ao Poder Executivo, entre outras respostas sobre diversos temas.
Ao final da visita, os alunos sentaram nas cadeiras dos vereadores dentro do Plenário e falaram ao microfone, simulando uma sessão.
26/09/2023
Visita de alunos na Câmara Municipal