17 MAI 2010
Debates na tribuna na 15ª Sessão Ordinária
Vereador Rolgaciano foi a tribuna convidando a todos os presentes para a primeira caminhada pelo combate dos abusos e exploração sexual infantil, em parceria com O Conselho Tutelar de Itaquá. Cujo objetivo é a conscientização da população contra os abusos e a violência sexual contra crianças e adolescente. Sobre o não atendimento especifico das vitimas desses crimes em nossa região, que são encaminhadas para o hospital Perola Bayton em São Paulo. Solicitou a criação de mais um Conselho Tutelar para atender toda a demanda de ocorrências em Itaquá. Informou a todos sobre a primeira reunião da Comissão Temporária dos Transportes que visa averiguar todos os problemas enfrentados pelos munícipes em decorrência do serviço prestado pela CS Brasil, empresa que tem a concessão para a exploração do serviço de transportes de passageiros de Itaquá, pelo grande número de reclamação que chega aos gabinetes dos vereadores. “Nessa primeira reunião deliberamos os Ofícios que que foram enviados ao Executivo e a empresa, onde solicitamos dados sobre a frota, intinerário, tempo de viagem, cumprimento da legislação e o ISS municipal. Por isso essa Casa de Leis aprovou e formou essa Comissão Temporária para contribuir com o melhoramento do nosso transporte público, e quero deixar bem claro que esse é o nosso papel de fiscalizador.” Vereador Celso Reis foi a tribuna “Quero informar a todos sobre a blits da Comissão Temporária dos Bancos nas agencias dos Bancos CEF, Itaú e Real. A primeira constatação foi a fila do lado de fora do banco Itaú. O atendimento na fila estava dentro da Lei, constatamos que a agencia tem banheiro adaptado para portadores de necessidade especiais e sinalização táctil para deficientes visuais. Porém o banheiro estava trancado e sobre a demora de encontrar a chaves. Foi questionado pelo gerente sobre o tamanho físico da agência de não comportar o número de assentos especificado na Lei. Ainda sobre a Febraban que coloca todas as adaptações como gasto e nos colocamos como investimento, e o retorno do nosso investimento são os munícipes que necessitam de um atendimento humanizado. No Banco Real a entrada foi mais fácil, porém o tempo de atendimento não atendeu a Lei de trinta minutos, já passava dos 25 minutos que a fiscal esperava sua vez na fila para constatação do tempo quando saímos da agencia. A nossa preocupação não é a multa, ao contrario queremos que a população seja atendida dignamente. Na CEF a agencia é ampla, observamos que as adaptações já estão dentro da Lei. Mas o que verificamos foi a solicitação de alguns contornos principalmente na mudança da senha que antes eram distribuídas as nove horas e a Lei está para ser cumprida e não contornada ao critério de cada um. É lógico que a Prefeitura esta fiscalizando. Amanhã estaremos de novo reunindo para a discussão do caso ocorrido em agência de São Paulo, isto tudo é mau atendimento, o despreparo dos seguranças que ficam nas portas giratórias. Pois também presenciamos situação semelhante quando entramos no banco Itaú, e questionamos o gerente sobre se essa era a orientação para a segurança que desabotoou o coltre da arma com a nossa chegada. É muito fácil exigir alguma coisa com a mão na arma. Não queremos que os bancos não tenham segurança e sim que não ocorra constrangimento da população. Estamos discutindo sobre o uso do célular, Projeto de Lei apresentado neste Plenário pelo Vereador Gui e que está tramitando nas Comissões, e não só de usuários mais também dos funcionários das agências e que os telefone fixo também tenham suas conversas gravadas e fiquem arquivadas por tempo determinado e caso ocorra alguma situação como os casos das saidinhas possam ser solicitadas pela promotoria essas fitas. A nossa Comissão Temporária de Vereadores pelo que conseguimos averiguar é a primeira do Brasil a ser formar para averiguar esses problemas e a nossa preocupação é o enfrentamento dessas situações pontuais que estão ocorrendo.” Aparte do Vereador Rolgaciano “ Gostaria de frisar que é claro e nítido a acomodação dos Bancos que não acompanhou os avanços e crescimento da nossa cidade. Vsª Excelência está de parabéns pelo trabalho, são eles que tem que se adaptar a nossa realidade e prestar um bom serviço.” Vereador Celso “é um trabalho conjunto de todos os vereadores e dos esforços que estamos empenhados. É preciso que saibam que o maior fiscal será a população, que acompanham os trabalhos e o Executivo que promulgou as Leis e esta atuando prontamente. Solicito que a população de sua sugestão também no Site desta Casa.”
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024