01 AGO 2013
Membros a CEI do Transporte ouvem a Secretária de Governo
Os Vereadores Membros da CEI do Transporte ouviram a Secretária Municipal de Governo a Senhora Sonia Cristina Mazieiro, em Reunião Pública no Plenário desta Casa de Leis 10:00 horas do dia 31/08/2013. Acompanharam esta oitiva ainda, os Vereadores Adriana Aparecida Felix, Arnô Ribeiro Novaes, Antônio Ivo Paiva Filho, Gilberto Aparecido do Nascimento, José Donizeti Fernandes, Rolgaciano Fernandes Almeida, Genival Soares de Lima e Celso Heraldo dos Reis. ´ O Relator questionou a Secretária sobre o não cumprimento do Contrato pela Concessionária do serviço de transporte público, a exigência de cobrador nos coletivos, sobre as condições dos corredores de ônibus, que estão em péssimas condições, e a não existência de verbas para manutenção das vias públicas, conforme informações do Secretario da pasta, se esta acompanha os trabalhos da Secretaria Municipal de Transporte sobre a mobilidade urbana, fiscalização nos terminais, se há projetos em andamento ou previsto para viabilizar condições mínimas necessárias nos corredores de ônibus. Se há, em que prazo isto se tornará uma realidade para os munícipes. Respondendo o questionamento do Relator da CEI, a Senhora Sonia colocou que está acompanhando sim os trabalhos da CEI e as constantes reivindicações da população em relação ao transporte público. Acredita que o transporte público tem que ser a meta primordial do Governo Mamoru. Informou sobre o levantamento que está sendo feito para negociar com outras esferas de governos. Para viabilizar que os projetos da cidade sejam aceitos. “Que tenhamos condição de negociar a vinda destas verbas, sem as contrapartidas exigidas. Estamos tentando buscar as verbas para projetos de infraestruturas oferecidas aos municípios a fundo perdido pelo Governo. A cidade está muito judiada, não dá para fazer todos os tapas buracos, mas estamos separando algumas vias dentro das inúmeras que necessitam de serviços de manutenção. A previsão que temos é que todos os encaminhamentos para buscas destes recursos e as melhorias aconteçam até março do ano, visto que é um ano eleitoral. A Secretária informou que existe sim a interação com todas as secretárias. Só que são reuniões intersetoriais com os Secretário e funcionários envolvidos para discussão dos projetos pertinentes a cada pasta. Que a sua secretária tem dado o aporte nas pautas em questão. Que não existe reunião conjunta com todos os Secretários, por não serem produtivas e sim menores. Individualizadas. Que já existe uma pré agenda com o Secretário Estadual de transporte para tratar da mobilidade urbana. Que já há uma negociação do Executivo com a Sabesp em curso. "As compensações que estão sendo negociadas são para o trabalho de drenagem das vias. Se não o que vai acontecer é colocar asfalto em cima de asfalto. Não adianta recapiar uma rua que não tem esgoto nem guias." Colocou ainda que os sete meses de gestão deste governo ainda não dá total autonomia para trabalho, mas que há projetos em andamento. “A adesão ao Condemat visa a parceria das cidades do Alto Tiete para a execução do corredor Metropolitano nas cidades, estamos trabalhando com EMTU. Tem a reforma das estações da CPTM e até por conta da estação Aracaré, virá algumas compensações. Que esta é a prerrogativa do Governo diariamente. Mas temos que ter muita cautela. Trabalhar com os recursos do fundo perdido é de muita valia para o município. É trabalhar sem a contrapartida exigida para a liberação dos projetos."
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024