08 NOV 2019
Câmara de Itaquaquecetuba é a 12ª com menor custo em todo o Estado
Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulga estudo sobre todas as câmaras municipais e faz ranking de gastos

A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba é a 12ª em todo o Estado de São Paulo que gera menos gastos aos cofres públicos. Esse é o resultado de um estudo divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta semana. No ranking com 644 câmaras municipais, Itaquaquecetuba se destaca como uma das que menos exageram nos gastos. Ainda assim, a Casa de Leis tem investido em melhorias em sua estrutura e na qualidade do serviço legislativo prestado à população.

De acordo com os números do TCE, a Câmara de Itaquá custa, por mês, R$ 3 para cada morador da cidade, ou seja, R$ 36 por ano. Esse número é o resultado da divisão do gasto total dos últimos 12 meses (cerca de R$ 13 milhões) com o total de habitantes do município (cerca de 366 mil).

Os números fazem da Casa de Leis a mais barata em todo o Alto Tietê. No Estado, a Câmara mais cara é a de Campinas, com gastos de mais de R$ 100 milhões por ano e a um custo de R$ 84 por habitante ao ano.

Os números são referentes ao tempo de trabalho do presidente atual da Câmara, o vereador Edson Rodrigues (Podemos), o Edson da Paiol, e também aos últimos meses do ano passado, quando o presidente era o vereador Carlinhos da Minercal (PSDB). A realização de concurso público, diminuição do número de assessores de parlamentares e funcionários comissionados e a reestruturação da Casa foram fundamentais para gerar economia e evitar gastos elevados.

"Fico feliz com o resultado do estudo e espero conseguir ao longo do restante do meu mandato como vereador, e presidente da Câmara de Itaquaquecetuba, diminuir ainda mais o peso fiscal da Casa sob os cofres públicos", comentou Edson. Ele ainda lembrou que foi criado um projeto para a Câmara ter sede própria, o que deve causar ainda mais economia.

Ranking do TCE

O estudo apresentado pelo TCE tem como objetivo tornar público os valores gastos pelas 644 câmaras municipais paulistas e mostrar um balanço dos recursos utilizados por vereadores e o impacto que o Poder Legislativo causa frente aos orçamentos das cidades. As informações podem ser obtidas pelo painel ‘Mapa das Câmaras’, por meio do link www.tce.sp.gov.br/camarasmunicipais.

VINCULADOS À PÁGINA:
Edson Rodrigues