14 DEZ 2023
SESSÕES
Projeto institui "Dezembro Laranja" para conscientizar sobre o câncer de pele
Objetivo é que ocorram campanhas de divulgação e prevenção da doença
A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovou durante a 41ª sessão ordinária deste ano, realizada no dia 12 de dezembro, um projeto de lei que cria a campanha “Dezembro Laranja”, o mês da conscientização sobre o câncer de pele. A iniciativa partiu do vereador Luiz Carlos de Paula Coutinho (PSDB), o Luiz Coutinho, e foi aprovada por todos os demais vereadores da Casa de Leis.
De acordo com o projeto, o objetivo é que durante este mês sejam realizadas campanhas de divulgação e prevenção da doença nas escolas e repartições públicas municipais, sempre com o intuito de estimular exames preventivos, uso do protetor solar, entre outras ações eficazes, como palestras e seminários sobre o tema.
O vereador Luiz Coutinho ressaltou que percebeu a importância da campanha após receber dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). “O câncer de pele é o tipo de tumor mais comum no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Por isso, a importância de conscientizar a população sobre os perigos de ficar muito tempo exposto ao sol, sem proteção, e de realizar exames com o médico dermatologista”.
Com a aprovação do projeto, Itaquaquecetuba terá agora mais uma campanha mensal. Além do Outubro Rosa, que é destinado a conscientizar sobre o câncer de mama, e do Novembro Azul, câncer de próstata, na semana passada foi aprovado um projeto para estabelecer o Janeiro Branco, sobre saúde mental, e agora o Dezembro Laranja.
12/12/2023
41ª Sessão Ordinária de 2023