09 ABR 2019
Vereadores aprovam abertura de processo de impeachment
Duas comissões processantes foram criadas para investigar denúncias protocoladas na Câmara por munícipes contra o prefeito de Itaquá

A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovou nesta terça-feira (09/04) a abertura de processo de impeachment contra o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB). Por 10 votos a favor e 9 contrários, duas denúncias protocoladas por munícipes foram aprovadas e serão investigadas por Comissões Processantes. O chefe do Executivo é acusado de cometer irregularidades na contratação de empresas que prestam serviços de coleta de lixo e de merenda escolar.

Com isso, duas comissões foram criadas para investigar o caso e apresentar um relatório final sobre a denúncia. A Comissão Processante que cuidará da acusação referente à contratação da empresa Peralta Ambiental por parte da prefeitura é formada pelos vereadores Santiago (PSD), David Ribeiro da Silva (PPS) e Alexandre de Oliveira Silva (SD), o Xandão. Já a comissão que trabalhará em cima das suspeitas de irregularidades com os serviços de merenda escolar no município tem os representantes João Batista Pereira de Sousa (PSDB), Pelé da Sucata; Aparecida Barbosa da Silva (PTB), a Cida da Fisioterapia; e Rolgaciano Fernandes (Podemos), em sua formação.

Nos próximos dias, os integrantes das comissões se reunirão para definirem quem será o presidente e o relator de cada processo. Depois disso, o presidente escolhido notificará, no prazo de 48 horas, o prefeito sobre as denúncias. Mamoru Nakashima terá até dez dias corridos para apresentar sua defesa. Durante esse tempo, a comissão buscará provas.

Terminados esses prazos, cinco dias serão dados para que acusação e defesa apresentem suas alegações e um relatório final seja apresentado ao presidente da Câmara, que convocará uma sessão extraordinária para o julgamento. Nesta etapa é preciso o voto de dois terços dos membros da Câmara para que ocorra a cassação do mandato eletivo do prefeito.

Votos a favor da cassação

Adriana do Hospital

Pelé da Sucata