26 OUT 2023
SESSÕES
Projeto institui política municipal ‘Vini Jr.’ de combate ao racismo
A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovou durante a 34ª sessão ordinária, realizada na terça-feira (24/10), um projeto de lei de autoria do vereador Sidney Galvão dos Santos (PP), o Cantor Sidney Santos, que institui a política municipal “Vini Jr.” de combate ao racismo em estádios, quadras e arenas esportivas. A proposta prevê medidas que combatam o preconceito e promovam a igualdade.
A política municipal “Vini Jr.” determina campanhas educativas de combate ao racismo nos períodos de intervalo ou que antecedam os eventos esportivos ou culturais, a divulgação das políticas públicas voltadas para o atendimento às vitimas de preconceito racial e a interrupção da partida em andamento em caso de denúncia ou reconhecida manifestação de conduta racista ou discriminatória.
Além disso, a proposta é criar um protocolo de combate ao racismo, onde as pessoas saberão como agir quando presenciarem um ato racista e quais medidas deverão ser tomadas durante os eventos esportivos.
A referência ao jogador de futebol Vinícius Junior se dá por conta de insultos racistas que ele sofreu durante o Campeonato Espanhol deste ano, principalmente durante a partida do seu time Real Madrid contra o Valencia, quando a torcida adversária ofendeu o atleta com xingamentos racistas.