13 DEZ 2023
CÂMARA
Câmara de Itaquá é a quinta que menos gasta em todo o Estado
Foto Noticia Principal Grande
Casa de Leis tem o menor gasto em toda a região do Alto Tietê - Foto: Divulgação/CMI
Poder Legislativo custa R$ 38 por habitante, um dos custos mais baixos entre os 645 municípios paulistas
Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, a cidade de Itaquaquecetuba figura na quinta posição das Câmaras Municipais mais econômicas, ou seja, que menos gastam em relação a sua população. Os números são do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e foram divulgados hoje (13/12). O Poder Legislativo de Itaquá gasta, em média, R$ 38,75 por habitante. Para se ter uma ideia, Mogi das Cruzes gasta R$ 87,64, Suzano R$ 109,67 e Guarulhos R$ 91,59.
A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba tem avançado ano a ano neste ranking do TCE. Em 2021 estava em nono lugar. Em 2022 em sétimo. E agora chegou a quinta posição. “Essa era uma de nossas metas quando assumimos a presidência: manter os gastos baixos e mostrar que é possível gerir o Poder Legislativo com economia”, comentou o presidente da Casa, vereador David Ribeiro da Silva (PP), o David Neto.
O presidente lembra que mais economia está por vir, já que o processo de desapropriação do prédio da Câmara está em andamento. A estimativa é que a Câmara economize milhões nos próximos anos. Dinheiro que poderá ser investido em benefícios para a população”, ressaltou David.
O ranking divulgado hoje pelo TCE leva em conta o período entre setembro de 2022 e agosto de 2023. A Câmara mais barata do Estado, por habitante, foi Bariri, com custo de R$ 29,39 por habitante. A mais cara foi a Câmara de Borá, com gasto de R$ 975,60 por munícipe.

Os números podem ser observados pelo link:
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024