07 FEV 2024
CÂMARA
Sabesp cancela reunião e responde vereadores por nota técnica
Foto Noticia Principal Grande
Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Itaquaquecetuba está com serviços paralisados devido a uma inundação ocorrida em março do ano passado - Foto: Divulgação/CMI
Companhia informou sobre obras concluídas, em andamento e em licitação, como o Programa Integra Tietê
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) encaminhou uma nota técnica ontem (06/02) para a Câmara Municipal de Itaquaquecetuba cancelando sua participação na reunião com os vereadores, marcada para hoje (07/02), às 15 horas. A empresa informou que “não será possível o comparecimento de um representante da companhia”.
O cancelamento foi comentado durante a 1ª sessão ordinária, realizada ontem na Câmara. “Estou indignado! A Câmara fez uma convocação para a diretora da Sabesp em dezembro. Em janeiro, eles responderam que viriam. E hoje, um dia antes da reunião, cancelaram e mandaram um relatório. Esta Casa não está brincando! Queremos a presença deles para explicar porque o esgoto está sendo jogado na rua e as pessoas pagando por isso. Sugiro fazermos outro requerimento e se eles não comparecerem entramos por meio judicial”, disse o vereador Edson Moura (PL).
O presidente da Câmara, vereador David Ribeiro da Silva (PP), o David Neto, ressaltou que é papel dos vereadores fiscalizar os serviços da Sabesp e que a empresa deveria ter comparecido na reunião. “Eles têm responsabilidade com o município. Uma vez convocados, têm que comparecer para dar as explicações. Na minha opinião, jogar toneladas de esgoto no rio é crime ambiental”, pontuou o presidente.
Apesar de não enviar um representante para a reunião, a Sabesp respondeu aos questionamentos dos vereadores, que queriam saber sobre o sistema de tratamento de esgoto e de obras de melhorias para o município. Sobre a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Itaquaquecetuba, a companhia informou que uma inundação ocorrida em março do ano passado causou prejuízos nos serviços, que a unidade está recebendo concertos e deve voltar a funcionar no final deste ano. Já a EEE Três Pontes está funcionamento normalmente.
A companhia apontou ainda duas obras acabadas no ano passado, outras duas em andamento e projetos em licitação, como o Programa Integra Tietê, “que prevê uma série de medidas de curto, médio e longo prazo em prol do maior rio do Estado, incluindo ações específicas para o município de ltaquaquecetuba”, informa em nota. As respostas foram para as perguntas feitas pelos vereadores por meio do requerimento n.º 353/2023.